
Verifica a retina central, periférica, os vasos sanguíneos e artérias oculares, bem como o disco óptico e a mácula, que é a região responsável pela visão central do olho. O procedimento recebe esse nome por verificar exatamente a saúde pelo fundo do olho do paciente.
Exame que mede a pressão intraocular, Realizado principalmente em pacientes com diagnóstico ou suspeita de glaucoma.
Exame que analisa o ângulo da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido formado por água e sais dissolvidos, que nutre a córnea e o cristalino e que regula a pressão interna do olho. Em outras palavras, sem essa drenagem, a função óptica e o metabolismo nutricional do olho ficam prejudicados, podendo acarretar em problemas ainda maiores, como a perda de visão. Com o exame de Gonioscopia, é possível fazer uma avaliação completa sobre essa drenagem.
O exame permite medir o potencial de visão do paciente, é indolor e sem contato. Com pupilas dilatadas ou não, são apresentadas letras luminosas e com auxílio de óculos especial o paciente informa o que consegue ler.
Avalia a quantidade de lágrima produzida pelas glândulas lacrimais. É indicado para pacientes com suspeita de olho seco e como exame auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.
Exame que permite avaliar a possibilidade de ocorrência de picos de pressão ocular.
Exame que mede a pressão ocular diversas vezes ao longo de um dia, para observar a variação da pressão ocular durante o dia que pode ser alterada por condições de sono e luminosidade, entre outros fatores. Este exame auxilia no diagnóstico de alguns tipos de Glaucoma, além de permitir monitorar o controle da pressão com medicamentos em casos de portadores de Glaucoma.
É o exame realizado para detecção do DALTONISMO.
Pode ser utilizado também na avaliação de doenças que acometem o nervo óptico, pesquisando a deficiência na visão de cores e nas doenças maculares (área da retina com alta concentração de cones). O daltonismo e doenças do nervo óptico causam confusão no eixo verde/vermelho e as doenças adquiridas na mácula tendem a alterar a percepção de azul/amarelho.
Como o próprio nome diz, é a retirada de um corpo estranho nos olhos. As técnicas de remoção de corpo estranho variam dependendo do tipo de corpo estranho.
É a retirada de cílios que eventualmente estejam causando desconforto ocular. Frequentemente se realiza a epilação de cílios em casos de Triquiase (cílios que crescem virados para dentro dentro).